22 de janeiro de 2010

Os jovens para a Geração 68


"As raízes das delícias e dos horrores do novo século
se encontram nesta época”.



Em todos os momentos
da história humana, os jovens foram a força motriz para que as revoluções pudessem ocorrer, seja na esfera política ou na mudança de valores. Os anos 60 guardam dentro de si uma explosão de juventude, influenciados pela Tropicália, pela luta contra a Ditadura, pela transformação dos valores vigentes em busca essencialmente de liberdade, para se expressar, para se vestir, para se comportar.


Como a jornalista Ana Maria Bahiana bem definiu em seu livro Almanaque dos anos 70, “As raízes das delícias e dos horrores do novo século se encontram nesta época”. A juventude contemporânea brasileira vive em um ambiente dos mais privilegiados quando o assunto é liberdade de expressão; MSN, Twitter, Orkut, Facebook e a égide opinativa do mundo virtual, os blogs. A inserção da tecnologia no cotidiano do século XXI mudou a forma de interagir com o mundo, política e amorosamente. Quantos casais modernos não se formaram diante de telas de LCD?

O tema Juventude e a forma com que se relacionam com o mundo vêm sendo explorado por sociólogos, jornalistas, intelectuais e cresce cada vez mais as opiniões, tanto positivas quanto negativas com relação ao legado deixado pelos anos 60 e 70. O diretor americano Gus Van Sant é um bom exemplo da luta por compreender uma geração. Elefante e Paranoid Park demonstram o interesse em avaliar até que ponto existe a tal alienação e individualidade imposta aos jovens dos últimos 20 anos e também revelam o quanto estes também podem ser criativos e ágeis para resolverem seus problemas.

É difícil avaliar uma época enquanto vivemos nela, mas é possível opinar com base nas experiências do passado. Por essa razão 5 personagens foram escolhidos para opinar a respeito do Brasil e da juventude contemporânea com base naquilo que viveram no ano de 1968. Cada um a seu modo diz o que acha da música, do comportamento, da tecnologia, do sexo e tantos outros temas. Um recorte da realidade que leva em conta os seus relatos e vivência.

Em breve publico ox textos.

18 de janeiro de 2010

A patricinha haitiana

Já tive a oportunidade de conversar algumas vezes com o Gustavo Chacra, correspondente do Estado de S. Paulo no oriente Médio e onde mais ele for requisitado. O que mais gosto nos textos dele são a leveza, o real, o cotidiano, as experiências, a história e principalmente, seu envolvimento com o tema tratado.
Ele é mais que alguém que transcreve fatos e os conta para o público, ele também os vive. Por isso, a quem ainda não conhece seu trabalho, segue o link do texto "Patricinha haitiana que sobreviveu ao terremoto e está desabrigada". Já é um ótimo início!

17 de janeiro de 2010

Imagens de uma tragédia

O terremoto que atingiu o pobre Haiti só revelou o quão realmente pobre é o pequeno país caribenho. Mas, como sempre, as melhor fotos e infográficos estão no jornal espanhol El Pais (@el_pais). Chocante.

7 de janeiro de 2010

Um dia na internet

O número de e-mails enviados por dia é maior que todas as correspondências americanas no ano todo! Olha o tamanho da internet....



5 de janeiro de 2010

As 10 músicas de 2009

Não foi fácil fazer a seleção de apenas 10 músicas que marcaram o ano de 2009. Por isso, me dei o direito de também apresentar as outras que não inclui mas que poderiam estar entre o top 10 definitivamente. Listas não são perfeitas, seguem muito mais gostos do que a realidade, espero que concordem com pelo menos mais de 50%. :P

Top 10 2009

1. Jay-Z and Alicia Keys, “Empire State of Mind”

2.
Black Eyed Peas - "I Gotta Feeling"

3. Weezer feat
Lil Wayne, “Can’t Stop Partying”

4. Phoenix, “Lisztomania”


5. Yeah Yeah Yeahs, “Heads Will Roll”

6.
Jason Mraz - "I’m Yours"

7.
Beyoncé - "Single Ladies - put a ring on it

8.
Lady GaGa feat. Colby O’Doni - "Just Dance"

9. Gabriela Cilmi - "Sweet about Me"

10. Death Cab for Cutie - "Grapevine Fires"


Por pouquinho não entrou no top 10



1. K’Naan, “T.I.A.”

2. Beyoncé – "Halo"

3. Kanye West - "Heartless"

4. Usher -"Trading Places"

5. U2 - "Moment of Surrender"

6. Mika - "We are Golden"

7.
Karen O & The Kids - "All is Love"

8. Eminem - "We Made You"

9. Britney Spears - "Womanizer"

10. Coldplay - "Viva La Vida"

2 de janeiro de 2010

Ano novo em Copacabana

Dois milhões de pessoas invadiram as areias de Copacabana e curtiram por mais de 15 minutos a primeira exibição de fogos com trilha sonora... Quem estava presente comentou apenas uma coisa: emocionante!


1 de janeiro de 2010

Triste fim de 2009

3h40min. Dia 01 de janeiro de 2009. Enquanto milhares se divertiam de forma suntuosa em Angra dos Reis, outras centenas de pessoas sofriam com as chuvas que assolaram a cidade por mais de 72 horas. Agora o sol arde fortemente na cidade, mas barreiras invadiram a rodovia que passa em todo o litoral sul fluminense, Paraty está isolada, a cidade de Angra está isolada e eu estou, mutio embora em excelentes condições, impossibilitado de deixar por terra o condomínio que estou em Angra.

Mas o mais triste dessa história foi saber que a tragédia que ocorreu na Enseada do Bananal, na pousada Sankay, estava mais próxima do que já imaginava. Os 60 minutos que me distanciavam de Ilha Grande eram poucos perto de outra realidade - os pais da Yumi Faraci são amigos pessoais dos pais da minha amiga que me hospedou em Angra. Triste receber um "furo" assim, tão in loquo.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails