22 de outubro de 2008

Uma visita à Torre de Babel em Nova York


Um passeio imperdivel para quem curte historia, geografia e claro, jornalismo, é o prédio da ONU à beira do rio Hudson, com bandeiras de todos os países bem diante da sua faixada fica muito fácil identificar.

Fundada em 1945, é uma instituicao internacional que tem como objetivo primordial manter a paz e a segurança internacionais, estabelecer relações cordiais entre as nações do mundo - claro, obedecendo uma série de regras da diplomacia que buroccratizam demais o processo, mas servem justamente para que a ordem e a disciplina nas relacoes entre os paises sejam visilvelmente claras, para que nao haja confusao, por exemplo, devido a traducoes erroneas. Além de obedecer os princípios da igualdade de direitos e incentivar a cooperação internacional na resolução de problemas econômicos, sociais, culturais e humanitários.

Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos", em 1948. Você já deve ter visto nos jornais os soldados de "capacete azul" - provavelmente viu nos noticiarios brasileiros que o Brasil mantém uma forca de paz permanente no Haiti - são os voluntários das missões de paz da ONU. 
 
Tive a oportunidade de ir até o salao onde ocorre as grandes decisoes da instituicao. Ao vivo, como sempre, estes locais parecem bem menores do que aparentam ser na televisao. As linguas oficias das Nacoes Unidas sao o árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo, ja esta havendo um movimento interno para incluir o portugues como lingua oficial, devido a insipiente "importancia" do Brasil no ambito internacional.

Nos jardins há muitas esculturas espalhadas ao redor do prédio de autoria de arquitetos renomados, entre os quais o brasileiro Lucio Costa, que lembra no hall a Bienal de SP ou qualquer outro museu mundo a fora. O interessante do local é justamente a aparencia de uma Torre de Babel, é possivel escutar linguas que dificilmente conseguiria pronunciar mesmo com muito esforco.

Vale a pena fazer um tour guiado de 30 minutos para percorrer todas as salas e aprender um pouco sobre suas reuniões, missões e trabalhos realizados, é uma daquelas oportunidades que se tem poucas vezes durante uma vida inteira.
Servico
Tour guiado em várias línguas, inclusive o português.
De 2ª à 6ª das 9:30 às 16:45 hs e aos sáb. e dom. das 10 às 16:30 hs.
Preços para adultos US$ 12, crianças de 5 à 14 US$ 7.
Lá você encontra uma loja com uma amostra de produtos do mundo todo.
End: First Avenue entre a 42nd St. e 48th St., tel.212-963-TOUR (8687) Site Oficial

OBS: Devido a configuracao do notebook nao consigo colocar acentos e afins, desculpem-me a falta dos mesmos. Logo resolvo estas questoes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails