15 de abril de 2009

Cenas surreais do transporte brasileiro

Pela manhã, ainda sonolento, lendo jornais, fui surpreendido com imagens que demorei para acreditar que se tratavam de realidade. Agentes da companhia de trem carioca SuperVia empurravam, davam murros e chicotadas em passageiros na estação Madureira. Você não leu errado. Não se trata de nenhuma gravação de novela da Globo, record ou uma visita de estúdios hollywoodianos às estações cariocas. Os agentes estavam CHICOTEANDO passageiros na vida real!

Estas imagens me atingiram pessoalmente pois, ao contrário da maioria, prefiro deixar o meu carro em casa todos os dias e andar de metrô e trem pela cidade de São Paulo. E não é apenas uma questão de cuidar do meio ambiente. É mais barato andar de metrô do que andar de carro na capital paulista, além de que o tempo que levo com o transporte público compensa, e muito, o tempo que gastaria com o trânsito da 23 de Maio, Washington Luis, Ibirapuera, Rebouças, Paulista, Anhaia Melo, Brasil, Sumaré, Tiradentes, Dummont Villares, Nova Cantareira, Marginal Pinheiros, Berrini e tantas outras avenidas que sempre estão congestionadas.


Amante inveterado pelo Rio de Janeiro, sinto-me no direito de também poder reclamar pois ando prioritariamente de metrô e trem também pela cidade fluminense.

O transporte urbano desempenha um papel importante para milhares de pessoas no Brasil afora, garantindo mobilidade da população em tempo rápido nos centros urbanos. Segundo dados da Secretaria Especial de Desenvolvimento Urbano, 95 mil ônibus transportam cerca de 14 bilhões de passageiros por ano, atualmente. São Paulo possui a maior frota do mundo e o sistema está implantado de maneiro deficiente e concentrado, forçando centenas de pessoas na periferia a se amontoarem em formigueiros de rodas. Devido ao inchaço urbano, todas as classes estão sendo obrigadas a utilizar ônibus, metrô e trem sempre lotados em todos os horários.

O transporte urbano é também uma atividade que interage diretamente com o desenvolvimento e organização das cidades, é uma questão de logística e infraestrutura – mais pessoas requerem planejamento imobiliário, educacional e claro, uma rede de transportes que comporte todo este fluxo.

Ver cenas como as da manhã indignam não só pelo fato da descarada falta de noção e senso desses agentes, mas também, das péssimas condições que a população é colocada todos os dias. São fatos diários como esses que fazem milhares de pessoas seja em São Paulo ou Rio de Janeiro a utilizarem seus carros, poluindo e amplificando o trânsito dessas metrópoles.





Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails