19 de agosto de 2009

As melhores malhas metroviárias

Não dá para negar minha fixação pelas redes metroviárias mundo afora. Quando você está viajando, é bom saber que existem sistemas de transporte público disponíveis para ajudá-lo a chegar onde você deseja ir. Foi assim a primeira vez que desembarquei sozinho no aeroporto Galeão. Não foi nada difícil me localizar logo após pedir uma informação simples: Como faço para chegar na estação mais próxima? A lógica era óbvia - uma vez dentro do metrô, em pouco tempo estaria na Zona Sul carioca.

O mesmo se deu em Nova York. Não tem como se perder se você souber se está do lado East ou West do Central Park, em muitos casos, basta seguir pelo nome da rua ou bairro de cada estação que se chaga facilmente ao destino.

Em Buenos Aires, a facilidade da geografia bem marcada pelo planejamento prévio colabora para não deixar ninguém perdido. Mais uma vez, basta ter senso de direção que de Pueyrredón a San Isidro se chega sem dificuldades.

Os sistemas de metrô oferecem a conveniência de ficar onde quiser, quando quiser, sem o aborrecimento de pagar a fortuna do táxi ou alugar um carro. Em quase todos os casos quando não se necessita de muita pressa, é a opção mais rentável. E particularmente, como costumo dizer, um "exercício antropológico", é possível encontrar pessoas de todos os tipos e estilo, invariavelmente.

Existem alguns bonitos, modernos e vastos sistemas de tráfego rápido em todo o mundo. Os mais populares e considerados bem acessíveis a toda a população de suas cidades estão listados abaixo, mas são apenas uma amostra do que existe ao redor do mundo. A lista contempla mais aqueles que são realmente úteis e não necessariamente os mais belos.


1. Londres, Inglaterra

O London Underground é o maior do sistema de metrô e também o mais antigo do mundo (foi inaugurado em 1863). Abrange 253 milhas de pista e transporta 976 milhões de pessoas anualmente. O metrô está também ligada a uma variedade de serviços ferroviários de Londres e arredores (incluindo o Eurostar para Paris). Entre estes serviços está o Docklands Light Railway (DLR), um popular sistema sem condutor que oferece belíssimos pontos de vista dos rio Tamisa e áreas circunvizinhas.

Destaques: assentos acolchoados. LEDs indicam o tempo que falta para as composições chegarem.



2. Paris, França

É o segundo mais antigo do mundo - não poderia perder para os britânicos por muito tempo rs, começou a ser construído em 1900). Com 380 estações, cobre praticamente todos os pontos da cidade. Aliás, curiosidade: Paris é dividida de uma forma que mesmo quem nào conhece a cidade dificilmente se perde. Formando um imenso caracol (chamado pelos parisienses de arrondisements), são numerados de 1 a 20 a partir da margem esquerda e direita do rio Sena (Rive Gauche, Rive Droit). Como as estações foram planejadas para estarem sempre equidistantes em cada arrondisement, Paris conseguiu contemplar uniformemente toda a área metropolitana.

Destaques: Excelente cobertura: todos os edifícios da cidade fica a 500 metros (1600 pés) de uma estação de metrô. Muitas estações foram concebidas com o estilo art nouveau. Modesta tarifas.

3. Moscou, Rússia

Extremamente importante para os moscovitas, transporta quase 8 milhões de pessoas por semana. Quarenta e quatro estações são classificadas como monumentos arquitetônicos. é possível ver o rio Moskva e o Yauza entre algumas delas, aliás, construídas especialmente para que se pudesse ter essa vista.

Destaques: Além da beleza física, é um dos mais rápidos. Alcança quase 120km/h.




To be Continued

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails