18 de junho de 2011

Projetos que mudam uma cidade

A cidade de Nova York inaugurou a segunda seção de uma das grandes novidades do seu verão, a High Line. Perdoem-me a comparação, mas ela seria uma espécie de Minhocão (em São Paulo) ou um Elevado da Perimetral (no Rio de Janeiro) e corta mais de 20 blocos a partir do Meatpacking District.

O Prefeito da Cidade de Nova York, Michael R. Bloomberg, criou o primeiro parque suspenso dos EUA. E virou uma febre entre os moradores da cidade e os turistas. Construído sobre uma ferrovia tombada que data da década de 30, a High Line foi aberta, oficialmente, em 2009.

Após anos de planejamento, a segunda fase do projeto conectará mais dois bairros: West Chelsea e Midtown West.

Segundo Bloomberg, desde que o projeto da High Line foi inaugurado, os bairros no entorno desembolsaram mais de US$2 bilhões em melhorias, com a construção de mais de 1.000 novos quartos de hotel, galerias de arte, lojas, restaurantes e um florescimento urbano e imobiliário sem precedentes.




A segunda fase dobra o tamanho do parque que há dois anos tirou Meatpacking District do ostracismo. Após uma batalha para que a antiga linha férrea não fosse demolida, a Associação Amigos da High Line conseguiu seu tombamento oficial. E com a ajuda do Prefeito Bloomberg, também levantou recursos para a restauração de toda a área, convertida em parque suspenso.

Os resultados foram muito surpreendentes, pois criaram uma área verde inusitada em meio a um perímetro quase que totalmente industrial, levando designers e marcas famosas a ocuparem galpões antes desvalorizados. Ou seja, revitalizou bairros decadentes da cidade, mais ou menos o que ocorre em Sao Paulo, o Minhocão corta bairros que outrora já foram considerados pujantes e que hoje exprimem a decadência e os maus tratos à cidade.

Graças à Hogh Line, hoje em dia é possível conferir a transformação meteórica da região, convertida em uma das zonas mais descoladas de Nova York. Além de sua intensa vida noturna, é possível se hospedar em um dos novos hotéis com vista para o verde suspenso e caminhar 2.500 metros em meio a natureza, cortando 19 quadras e três bairros diferentes sem nenhum carro à vista.

A Seção 2 tem entrada entres as avenidas 10 e 11, oferecendo uma experiência urbana única ao turista com prédios e casas históricas emolduradas pelos famosos Chrysler Building, Empire State Building e o New Yorker Hotel.

A paisagem preza por estruturas dos trilhos preservadas como na concepção original da ferrovia. Os paisagistas também optaram por manter a vegetação natural que crescia nos trilhos abandonados, criando um efeito ligeiramente "selvagem".

Os guard rails, verdadeiros tesouros da art deco foram restauados e harmonizam com as pistas de cooper e área de descanso criadas para integrar famílias, locais e turistas em torno do Hudson Rail Yards, entre a West 30th e West 34th St.

Durante todo o verão, praças públicas oferecerão experiências gastronômicas, contarão com instalações artísticas, apresentações musicais e culturais.

Seria este um bom destino para o Minhocão?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails