14 de junho de 2011

A Voz de uma Lésbica Síria

Uma voz se levanta da internet e o mundo começa a saber o que acontece por dentro da sociedade síria. O país que se tornou alvo da revolta da opinião pública mundial há dois meses, quando um blog corajoso de uma lésbica começou a contar o que ela sofria devido as perseguiçoes do governo.

Amina Abdullah é a blogueira de 34 anos que se tornou o símbolo da revolução da Síria. Expressava-se com destreza sobre as situaçoes pelas quais vivia e sem medo das possíveis represálias, comparava o que ocorria em seu país com o que poderia ser se vivesse nos Estados Unidos, país de sua mae.

Ela passou a vida entre Estados Unidos e Síria. Depois de estampar o The Guardian, a vida da blogueira mudou. Neste momento, você já deve ter percebido que alguma coisa errada deve ter acontecido.

O ápice da história acontece quando seus posts, escritos em ótimo inglês sobre sua homossexualidade e a política síria, cessaram por algum tempo e retornaram com sua família informando que ela havia sido presa pelo governo.

Sim, a farsa foi desmontada quando O blogueirO escocês de 40 anos confessou que era o autor do blog, Nesta entrevista para a Veja ele tenta explicar um pouco o que levou a escreversobre o tema, ja que alega ser heterossexual, mas o mais interessante foi a comoçao que o assunto tomou na mídia.

O cara responsável pela farsa está em, digamos, apuros. Pelo penos um pequeno apuro. Agora ele tem que lidar com a ira de fãs raivosos que estão indignados por terem sido enganados; tem que lidar com a imprensa que o aponta como um mentiroso que poderia ter dito que o que estava sendo feito era uma “obra ficcional baseada em fatos reais” e ainda convive com dezenas de e-mails e telefonemas querendo que ele, continue, por se explicar e responder quais motivos levaram-no a se colocar na pele de uma lésbica siria.

Para a silenciosa parte da sociedade síria, seu blog representava um ato de liberdade. Somente por meio da web aquele grupo poderia libertar-se utilizando as experiências de uma parceira lésbica, que havia se voltando contra o stablishment de sua sociedade e se tornado uma ferina adversária política de um governo, ficando em poucas palavras, autoritário.

O fato de Amina, não ser mais a Amina que todos acreditavam diminui a importância que o blog tinha? O fato da fake Amina ter trazido esperança, diálogo e levado à mídia o que acontece no âmago de uma sociedade fechada já não tem o seu valor? Se ele tivesse dito que era uma obra de ficcão baseada em fatos reais teria recebido o mesmo tratamento e respeito?

Tudo isso, desde os posts ao desenrolar dos fatos, valem pela boa reflexão.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails