22 de agosto de 2012

La Restauradora del Ecce Homo



Cecilia Gimenez é uma simpática senhora de 80 anos e se não fosse a boa vontade e a proatividade, jamais teria ficado famosa no mundo inteiro. Moradora da cidade de Borja, em Zaragoza, no Nordeste da Espanha, ela decidiu restaurar por conta própria o afresco Ecce Homo. E segundo Esperanza Giménez Zueco, irmã de Cecília, ela já teria restaurado a obra anteriormente, há pelo menos quatro anos. 

- Ela fez com toda a boa fé, só quis dar um pouco de cor já que a igreja está em más condições. Há goteiras e o Cristo estava se deteriorando”. 

A obra, de autoria do artista Elias Garcia Martinez, data do século XIX e estava em Borja por ter sido justamente um presente conferido pelo autor à localidade onde costumava passar férias. Ele teria levado apenas duas horas para fazê-la e embora não tenha muito valor econômico – nem mesmo artístico – o quadro se converteu no maior acontecimento midiático do verão espanhol após a peculiar restauração. 

Segundo a simpática senhora, ela achou que a “tinta estava muito desgatada e necessitava de reparos”. Ela afirma ainda que procurou o pároco da igreja e que este havia autorizado a tal restauração. Apesar do evidente desastre na tentativa de restaurar a obra, restauradores profissionais afirmaram que vão tentar reverter os estragos. 

“La Restauradora”, como os meios de comunicação estão chamado a senhora, foi convocada a responder diante das autoridades sobre o acontecimento. Diante de toda a polêmica e das risadas – no meu caso, são quase 72 horas contínuas rindo só de pensar no quadro – a pergunta que não quer calar é porque uma senhora decide restaurar um quadro e o padre a autoriza!?


De qualquer forma, detalhe para as seguintes características da obra restaurada: 
- o black power da versão século XXI; 
 - a boca com preenchimento a la Angelina Jolie; 
- O flip downside no pergaminho. Na versão restaurada, a senhora desenhou a parte de baixo do pergaminho. Licença poética mais-que-justificável!! 

Detalhe: está rolando na Espanha uma petição para que a obra NÃO SEJA RESTAURADA POR PROFISSIONAIS. A alegação é que agora o turismo na cidade de Borja vai aumentar e que Cecilia Gimenez deveria até "receber a medalha da cidade por existirem pessoas até à China a falar dela". 

Definitivamente, está é a história de 2012. Dificilmente algo vai superar. Se eu fosse da produção do CQC ou do Pânico, iria agora entrevistar esta senhora.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails