11 de maio de 2008

Nasce um cartão-postal

Depois de quase 4 anos, a ponte Octavio Frias Filho foi inaugurada no último sábado, dia 10 de maio (data importante, já que é aniversário de minha mãe) pelo prefeito Gilberto Kassab, o governador José Serra além de outras autoridades e aspones de plantão. Projetada como extensão da Avenida Roberto Marinho (antiga Aguas Espraiadas), seria o final entre uma via que ligaria a Rodovia dos Imigrantes à Marginal Pinheiros, facilitando o acesso a milhões de pessoas a diversos bairros da Zona Sul da cidade.
Obra finalizada na gestão Kassab e exaltada como um dos grandes feitos do então prefeito democrata teve o querido paulistano Paulo Maluf como convidado especial para a inauguração e a Ministra do Turismo, ex-prefeita Marta Suplicy não. Vai entender!
A questão é que realmente a obra era necessária. Ainda não se sabe se vai valer jus aos R$240 milhões de reais gastos para construir a "única ponte estaiada dupla
no mundo e além de tudo com 60º de angulação", a maioria não passa de 10º a 20º, sem falar no seu mastro em X que suporta ventos de até 250 km/h.
Como bom paulistano e já que moro perto, fui no sábado de noite ao local. Pude perceber que não fui o único que teve esta brilhante idéia. Uma das faixas estava recheada de carros parados com diversos "turistas" tirando fotos e filmando o local. A beleza arquitetônica e os jogos de luzes colaboram para construir mesmo a idéia de cartão-postal.
Detalhe 1: tem muito jornalista já pautando a manchete desta segunda-feira: Primeiro congestionamento na Ponte Estaiada
Detalhe 2: não tem lugar para pedestre, ciclovia e, além de tudo, veículos de grande porte não poderão trafegar
Detalhe 3: bonita, mas vai mesmo resolver os nossos problemas?
Detalhe 4: fico imaginando a festa no céu: Roberto Marinho e Octavio Frias Filho lado a lado para sempre....

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu não achei essa ponte tudo isso que estão dizendo dela: "O marco na arquitetura", "Grande uso das novas tecnologias", "O mais novo cartão postal de São Paulo"...

Coitado de SP! Essa ponte é horrível, ao meu ver, respeitando a opinião difusas da minha, mas ela é horrível! Esse formato, esses negócios amarelos... Aff... Eu não gostei, mas... Paciência!

Além disso, estão dizendo em uma possível melhora no trânsito da cidade... Isso, vamos ver!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails