13 de agosto de 2008

Os melhores hinos dos países olímpicos

Alex Marshall, jornalista do The Guardian, teve uma idéia bastante interessante para quem devia estar com bastante tempo livre para gastar. Resolveu escolher entre o melhor hino desntre os 204 países que estão participando da Olimpíada de Pequim. Até aí, beleza, a idéia parece ser boa. Mas como escolher diante de uma infinidade de línguas que a este inglês não fazia o menor sentido? Alex resolveu se manter aos rítmos, batidas, melodias e outros elementos que tornam a música e a sonoridade quase que um valor intrínseco à humanidade.

O primeiro hino considerado próprio de um povo, data de 1560, quando William of Orange entoava com seu exército a canção durante quase todas as batalhas pela independência da Espanha. Obviamente, por questões históricas, passaram-se quase dois séculos sem que ninguém ousasse tocar uma música nacionalista na Europa, pois poderiam ferir a hegemonia sobre certas regiões e inflamar a revolta nas colônias.

O tema britânico "God Save the Queen" só foi apresentado em 1745, e a famosa 'La Marseillaise' somente em 1792. Segundo a análise de Marshall, o hino mais bonito de se ouvir é o do Uruguai. Engraçado, segundo a lenda urbana que escutei o hino mais belo era a própria "Marselhesa' seguido do hino do Brasil. Ao que tudo indica, Marshall não concondou. Nem no top 10 ele incluiu!


  1. Uruguai: National anthem
  2. Bangladesh: My Golden Bengal
  3. Tajiquistão: National anthem
  4. Mauritânia: National anthem
  5. Dominica: Isle of Beauty, Isle of Splendour
  6. US Ilhas Virgens: Virgin Islands March.
  7. Senegal: Strum Your Koras, Strike Your Balafons
  8. Nigéria: Arise O Compatriots, Nigeria's Call Obey
  9. Nepal: Hundreds of Flowers
  10. Japão: May Your Reign Last Forever

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails