6 de novembro de 2008

Barack Obama won!

É oficial: Barack Obama fez história ao ser eleito o 44 º Presidente dos Estados Unidos! Parabéns ao Presidente eleito Obama!

Ontem à tarde, conversando com meu amigo americano (importante citar que o mesmo vive em Los Angeles, portanto, pró-Obama sem questionamentos) fiquei surpreso com suas perguntas sobre o que os brasileiros estariam achando das eleições americanas. Ah, antes de começar a super-hiper-mega-histórica cobertura ao vivo das eleições, fiz um pequeno estoque de snacks low-calories, afinal, morar nos Estados Unidos engorda (e muito) e renovei o estoque das mil-e-uma-variedades-de-sucos, cocas e claro, beers.

Ao lado de um descendente daqueles super latinos, sorridente, me lembrei de uma conversa no supermercado com um atendente negro que me pediu um documento que mostrasse que realmente poderia comprar tudo os garotos de 21 anos. Nunca mostrei com tanta felicidade o meu passaporte cá em terras angelinas. Mas o melhor foi quando brincou: se tivesse mostradoum papel, plastificado, eu teria aceitado do mesmo jeito, não sei qual é o documento verdadeiro no Brasil. Rimos como se fôssemos velhos amigos. Muito estranho em se tratando de USA, meus caros!


Nos EUA, puxar papo político-eleitoral com um estranho é bem menos comum que no Brasil. Galera, essa merece um Muito estranho em se tratando de USA, meus caros - 2! Então me arrisquei: Fellow, I'm feeling pretty good about tonight. (Sabendo obviamente que, como latino, mais um pró-Obama estava diante de mim). Quando retrucou: I'm just hoping and praying.

Neste momento me tomou uma consciência do que realmente estava acontecendo neste país. Ao elegerem Barack Obama presidente da república, estavam não só votando por um homem, mas por um ideal, por mudanças, por igualdade, por justiça, por direitos. Um crítico do Neew York Times (que agora não lembro o nome) ousou dizer que a Guerra Civil americana entre o norte e o sul acabou apenas neste 5 de novembro, eu comecei a sentir o nó na garganta ao ouvir aquele latino.

Perguntei a ele: did you ever think you'd live to see the day?

Ele apenas me respondeu: no, I didn't, but it will arrive sooner than I thought.

É de se comemorar, por si só, o fim do regime que em menos de 10 anos vai entrar para a história dos Estados Unidos como o mais desastrado e mentiroso desta república. Fiquei extasiado ao ver nascer o primeiro estadista do século XXI, o discurso de vitória de Obama foi o de um verdadeiro estadista.

Mas ontem, o que marcou mesmo foi a falta de conhecimento dos americanos com relação ao resto do mundo para a receptividade de Obama. Ao ser perguntado se os brasileiros ficariam muito tristes se Obama perdesse, os americanos não tinham noção de que o mesmo é visto tanto pelas bandas tupiniquins quanto pelas outras bandas desse planeta como o salvador dessa administração que ganhará o limbo e nomeará Mr Bush o maior pária da história recente.

E comentaram: "acho que o mundo espera muito mais do que Obama poderá fazer, pois vocês todos estão esquecendo que a partir de hoje ele é o presidente dos ESTADOS UNIDOS... "
Neste ponto, eles estão certos.

Mas por enquanto, que tal nos juntarmos à festa da Dona Sarah Obama, lá pros lados do longínquo Quênia há alguns meses?


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails