2 de novembro de 2008

Terremoto em Wall Street

Nenhum ser humano normal sabe explicar as razões que fizeram com que as bolsas pelo mundo despencassem e o dólar no Brasil disparasse. Para muitos, a bolha imobiliária e a falta de crédito ainda sào uma incógnita. Vou explicar com uma metáfora exatamente o que aconteceu com o touro de Wall Street.
Uma vez, num vilarejo, apareceu um homem anunciando aos aldeões que compraria macacos por $10 cada. Os aldeões, sabendo que havia muitos macacos na região, foram à floresta e iniciaram a caça aos animais.

O homem comprou centenas de macacos a $10 e então os aldeões diminuíramseu esforço na caça. Aí, o homem anunciou que agora pagaria$20 por macaco e os aldeões renovaram seus esforços e foram novamenteà caça. Logo, os macacos foram escasseando cada vez mais e os aldeõesforam desistindo da busca. Então, a oferta aumentou para $25 e aquantidade de macacos ficou tão pequena que já não havia mais interesse na caça, tal sua dificuldade. Aí, o homem anunciou que agora compraria cadamacaco por $50! Entretanto, como iria à cidade grande, deixaria seuassistente cuidando da compra dos macacos. Na ausência do homem, seuassistente disse aos aldeões:

- Olhem, todos estes macacos que o homem comprou, estão nestas jaulas.Eu posso vender por $35 a vocês e quando o homem retornar da cidade, vocês podem vender-lhe por $50, cada.

Os aldeões, espertos, pegaram todas as suas economias e compraramtodos os macacos do assistente. Eles nunca mais viram o homem ou seuassistente, somente macacos por todos os lados.

Agora você entendeu como funciona o mercado financeiro?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails