17 de junho de 2009

Ponto para o Brasil e Cidade de Deus

O filme Cidade de Deus é mesmo um marco para o cinema brasileiro. Em viagem aos Estados Unidos muitas vezes fui questionado se aquela realidade apresentada era próxima ou muito distante daquela vivida pela grande maioria dos brasileiros. Em outra ocasião, assistindo a um programa da MTV Austrália, um dos VJ´s perguntava para um brazuca se aquilo era ficção.

De tão bom, os gringos ficaram confusos com relação à verossimilhança da película. Muito, talvez, pela imagem inevitável que nosso alegre-sambista-praiano-país tem mundo afora.



A revista Paste fez uma lista dos 25 filmes estrangeiros imperdíveis da última década. Destes assisti 11! Mais de 50% acho que é um ótimo sinal. Segundo a publicação: “as quatro indicações ao Oscar do filme brasileiro em 2004 deixaram muitos chocados, mas teria sido um dos raros momentos de clareza da Academia. O texto afirma ainda que ao obra prima de Meirelles não precisa, no entanto, de prêmios para garantir seu lugar na história do cinema. Universalmente aclamado por sua honestidade visceral em descrever o crime organizado no Rio de Janeiro, o filme é o melhor tipo de obra de arte: aquela que vem de um talento não conhecido em um lugar improvável. Ponto para o Brasil e para Meirelles.


Segue a lista completa abaixo:

1. “O labirinto do fauno”
2. “O tigre e o dragão”
3. “O escafandro e a borboleta”
4. “Cidade de Deus”
5. “Fale com ela”
6. “A viagem de Chihiro”
7. “Amor à flor da pele”
8. “A vida dos outros”
9. “Amores brutos
10. “Cache”
11. “4 meses, 3 semanas e 2 dias”
12. “O fabuloso destino de Amélie Poulain”
13. “E sua mãe também”
14. “The best of youth”
15. “Ninguém pode saber”
16. “Entre os muros da escola”
17. “Yesterday”
18. “Paradise now”
19. “A queda – As últimas horas de Hitler”
20. “Gomorra”
21. “Oldboy”
22. “Deixe ela entrar”
23. “Volver”
24. “Persépolis”
25. “Maria cheia de graça”

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails