2 de julho de 2012

Para Roma Com Amor


O cineasta Woody Allen parece estar no caminho oposto ao seu colega de profissão Pedro Almodóvar. Enquanto o espanhol deixa para trás suas raízes multicolores e amadurece sua produção com histórias mais dramáticas e roteiros mais críticos a partir de Volver (2006, que foi seguido por Abraços Partidos, 2009, e A Pele que Habito, 2011), seu colega americano, que sofria críticas justamente por produzir títulos considerados extremamente apurados e dirigidos a um público mais elitista, parte para uma fase em que os risos cresceram, mas diminuiu a genialidade.  

Para Roma Com Amor, terceira película do tour europeu em que se embrenhou Woody Allen, brinca com os estereótipos dos italianos, universais a qualquer plateia do planeta, mas em um roteiro fraco que não é capaz de unir as histórias que desde o início da trama sugerem-se que vão se entrelaçar.

Seguido por Vicky Christina Barcelona e Meia-Noite em Paris, produções que encantaram a crítica justamente pela originalidade de seus roteiros e personagens (detalhe para as inusitadas cenas de Ernest Hemingway, Cole Porter, Salvador Dalí e Fitzgeralg, um deleite para quem conhece minimamente a obra desses grandes mestres) Para Roma com Amor é fraco, cheio de clichês e, definitivamente, não fará parte do roll de obras primas de Woody Allen.

Nem mesmo o talento de Ellen Page (a eterna Juno) e de Jesse Eisenberg  (Rio e A Rede Social) conseguem alavancar a trama, que conta ainda com a presença de Penelope Cruz e Alec Baldwin em performances no mínimo efêmeras. Se você busca boas risadas, o filme fará este papel a contento, não mais que isso, já que faltou inspiração ao excêntrico mestre nova-iorquino para deixar o roteiro menos pitoresco.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails