26 de julho de 2012

Publicidades que marcaram...




A Califórnia - estado mais rico dos Estados Unidos - Texas, Arizona, Nevada, Utah, Novo México e oeste do Colorado, já foram território mexicano. Uma propaganda de uma marca famosa de vodka, veiculada no México, causou indignação entre os americanos, pois simulou que as fronteiras do país latino seriam reconquistadas.

A propaganda da discórdia fez parte da campanha "In an Absolut World" (em um mundo Absolut), na qual a companhia convida os consumidores de cada país a distintas visões de um mundo supostamente ideal. Veiculada em 2008, fez com que os americanos ficassem indignados e decidissem, de forma não-oficial, boicotar os produtos Absolut enquanto os mexicanos, por sua vez, estão dando risada da polêmica gerada.

Entenda porque os norte-americanos não gostaram da provocação

O mapa utilizado estava em vigor em 1830, situado sob controle mexicano (os territórios citados acima), perdendo para os Estados Unidos com a assinatura do Tratado de Guadalupe Hidalgo, que colocou fim ao conflito bélico, cuja causa imediata foi a anexação pelos Estados Unidos do território do Texas, em 1845.

Este tratado pôs fim à Guerra do México, que durou entre 1846 e 1848. Ao final da disputa, os latinos cederam aos norte-americanos 2/5 do seu território, uma área que abrange boa parte do atual sudoeste americano, incluindo a Califórnia, em troca de US$15 milhões. Vale lembrar que, atualmente, o PIB californiano é de aproximadamente U$1 trilhão, o suficiente para ser o décimo país mais rico do mundo ( PIB maior que o do Brasil)!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails