10 de janeiro de 2008

Diga ao povo que fico!

Ontem, em plena terça-feira, daquelas que está todo mundo indo para a balada ou curtindo um baita sol na praia nesse verão de 2008, senti que mesmo tendo que trampar, muito feliz por sinal, no entanto, T-R-A-M-P-A-R, resolvi comemorar o pré-Dia do Fico à minha forma, com uma cervejinha uruguaia que o pai (peruano) de um amigo meu me apresntou. Afinal, era véspera de um dia extremamente importante: o Dia do Fico.???
Ficou assim conhecido pela frase de D. Pedro I, que em 09 de janeiro de 1822, contrariando as ordens da Coroa Portuguesa, decidiu permanecer no Brasil como Principe-Regente.
A frase proferida por Pedro de Alcântara, que imortalizou a data foi: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico", e assim deu início ao processo de emancipação política do Brasil em relação a Portugal, que viria a culminar com a Independência do Brasil em setembro do mesmo ano (7 de setembro de 1822).
Só espero que o Rei Lula II, não resolve "re"-reinventar Marx, reeditando o Dia do Fico, provando que, também nisso, Marx estava errado e que é possível repetir uma farsa histórica como farsa e como tragédia ao mesmo tempo...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails