24 de junho de 2009

Tarde em Los Angeles

Observando o blog percebi que ainda não havia comentado sobre Los Angeles. Foram 3 semanas bem interessantes, passeios culturais, estudo e principalmente o que melhor se faz naquela cidade, diversão.

Sua população bastante multicultural cria um microcosmo da sociedade americana. Mexicanos, hondurenhos, guatemaltecos, salvadorenhos, brasileiros, chineses, iranianos (sim, tem uma comunidade enorme na Califórnia, eu também fiquei surpreso), japoneses, canadenses, italianos, franceses e muitos árabes, assim é Los Angeles.

Sua história como centro do entretenimento surge por volta da década de 20 quando muitos dos empresários do Leste migraram para o Oeste por uma questão bastante simples, a autonomia que tinham diante do Governo Federal. Assim como o Brasil, era bem difícil monitorar com afinco todas as atividades no imenso território e para fugir do fisco foram todos para a Califórnia, lugar visto como terra de ninguém. Pois é. a riqueza losangelina nasceu graças a um bando de corruptos e mafiosos. A chique e disputada Rhodeo Drive, por exemplo, até a década de 60 era um grande estábulo!

Cercado naturalmente pelas montanhas e o mar, a cidade tem um clima muito peculiar, muito próximo do mediterrâneo (aliás, somente há dois lugares no continente americano com clima mediterrâneo, a Califórnia e o centro do Chile). É fácil fazer atividades físicas em suas ruas, muito embora o trânsito seja caótico nas grandes vias, há uma sincronia e uma organização naquele tráfego que nunca havia visto em lugar nenhum. Caminhar, correr, patinar, jogar basquete, futebol ou andar de bicicleta são atividades comuns nas vias de quaisquer bairros.

Sabe o melhor de tudo isso? Los Angeles é quase uma cidade de São Paulo, do tamanho do Rio de Janeiro e com muitas praias a poucos minutos das áreas centrais. Malibu, Santa Monica, Venice Beach e até O.C (Orange County) estão à disposição de qualquer morador ou visitante. Mas esqueça aquele visual de S.O.S Malibu e todos os filmes que você assistiu. Malibu, por exemplo, numa tarde de terça-feira é como qualquer outra praia brasileira. Reside justamente aí a magia da fotografia e do cinema, poder transformar em maravilhoso locais que, pessoalmente, são bonitos sim, mas nada alémd o que possuimos no Brasil.

Este é o primeiro de uma série de posts de Los Angeles que pretendo escrever. Ainda vou falar sobre a comunidade de iranianos da cidade, sobre a Sunset Boulevard e suas histórias, a visita ao Clifford Hill, Beverly Hills e Bel-Air, o pier de Santa Monica, o belíssimo e futurista teatro da Disney, O Museu de Arte Moderna de Los Angeles (sua entrada é um espetáculo à parte) e claro, Korean Town.

Em uma tarde andando pela Hollywood Boulevard estes são alguns dos locais que você provavelmente irá encontrar.


Personagens em frente ao Teatro Chinês

Calçada do Teatro Chinês com frases escritas por Fred Astaire


Frente do teatro Chinês


Estrela de Arnold Schwarzenegger


Estrela de Judy Garland


Frente do Kodad Theater (local da carimônia do Oscar)


Museu Guinness


Esquina da Sunset Boulevard com a Hollywood Boulevard
(Esta esquina estava no meu imaginário, tinha que registrar)


Sede da Cientologia


Estação Wilshire Boulevard
(não poderia faltar uma foto do metrô para provar minha teoria)

Fotos: Sérgio Vieira

Um comentário:

Christian Vieira disse...

Deve ser mais ou menos como estar em São Paulo então, né? Mistura racial, gente de todo o tipo, programas culturais em várias partes da cidade.
Mas continuo preferindo Chicago.
Abraço!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails