12 de março de 2008

Sampa terá 500km de trânsito em 2015. Há solução?


Precisamos resolver logo a questão do trânsito na capital paulistana. Esse é um desabafo até que pessoal. Andava de carro praticamente todos os dias e, devido a localização da minha residência, os 3 principais corredores pelos quais posso passar para sair da Zona Sul e chegar às regiões centrais são 23 de Maio, Av Ibirapuera e a Marginal Pinheiros. Obviamente, em horários de rush, todas as três vias estão completamente congestionadas.
Sempre gostei muito da 23 de Maio por ter o traçado mais retilíneo e saídas para diversos outros bairros, além da quase inexistência de faróis, o que possibilita, em horários tranqüilos, sair da Av Paulista e chegar ao Aeroporto de Congonhas em menos de 13 minutos (calculados no relógio mesmo!). Depois da construção do “túnel Kassab”, para escoar o fluxo nas entradas e saídas das ruas ao redor de Congonhas, não se fica mais parado por longos períodos, a espera diminuiu sensivelmente- isso não quer dizer que não há mais trânsito(rs).
O arquiteto urbano Cândido Malta calcula que em 2015, a lentidão na cidade de São Paulo será de 500 km!!! O recorde do dia 13, quinta feira, foi de 217km. Não há como aumentar avenidas, a parte urbana já está totalmente inchada. O que pode ser feito então para diminuir esse fluxo?
Algumas ações que resolveriam, efetivamente, na minha humilde opinião:
  1. Bolsões de estacionamento em locais pouco movimentados integrados a estações de metrô.
  2. Construção de novas linhas de metrô e trens maiores e que não ligassem apenas o nada a lugar nenhum.
  3. Rodízio eficiente. Esse que vigora atualmente segue os mesmos padrões do original mexicano e como todos podem verificar, não está funcionando adequadamente.
  4. Transporte público integrado. Não basta ter a maior frota de ônibus do mundo se a mesma não está distribuída por toda a árvore urbana.
  5. Multar mais. As pessoas só mudam quando sentem os efeitos no bolso. Tenho que fazer um adendo aqui. Levei minha primeira multa esses dias mas eu ainda perguntei para o guardinha do local se poderia estacionar naquele ponto. Resultado: o babaca aqui ouviu o guarda, estacionou e ganhou um presentinho no pára-brisa!
  6. Pedágio nas regiões centrais. Particularmente, odiaria ter que pagá-lo, mas diminuiria muito o trafego nesses pontos.
  7. Retirar de circulação os veículos em péssimas condições.
  8. Controle de trânsito automatizado. Isso mesmo, Big Brother Kassab, a idéia não é ruim, o problema é gerenciar esse sistema da forma que contemple as reais necessidades da cidade e dos usuários. Tudo bem, fui muito utópico nesse ponto....
  9. Limitar o número de caminhões dentro da cidade. Já pensou como melhoraria andar nas Marginais sem os incontáveis monstros de ferro do lado de seu veículo.
    Mais alguma sugestão, manda brasa nos comentários!

2 comentários:

Unknown disse...

mew o transito em SP e mto tenso...pior q os meios de tranporte publico sao poucos e ineficases...

nao da para viver no ritmo de SP sem car, e nem com!!

Anônimo disse...

Rodízio dia sim, dia não, como rola em Buenos Aires. Melhoraria beeeeeeeeeem!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails