O Newseum (ou museu da notícia) foi inaugurado em 11 de abril de 2008 e todos os dias publica um ranking das dez melhores capas de jornais do mundo. Considerado um dos mais caros museus construídos na década, ele tem 23 mil metros quadrados e recebe um contingente de turistas todos os dias.
Normalmente, quando tem um assunto de repercussão mundial,
como o caso do atentado contra os judeus de Toulouse, é mais interessante observar esse top-ten, já que a base de comparação é o mesmo tema.
O termo antissemitismo surgiu por volta de 1870. Em si está enraizada a ideia de que os judeus são os culpados pela morte de Cristo e naturais inimigos dos cristãos. A distorção histórica dos fatos (que serviu para livrar os cristãos da perseguição romana e jogar a responsabilidade de morte de Cristo nos judeus) ainda gera situações de extrema violência apesar de todo o avanço da racionalidade ocidental.
Embora tenha mais de 140 anos, a expressão soa cada vez mais pós-moderna. O terceiro, e mais grave, atentado contra a comunidade judaica da França, ocorrida na última segunda-feira (19), vitimou três crianças e um adulto. O fato levou horror e indignação às sociedades ocidentais. São poucos os lugares onde os judeus estão livres de preocupação, e a Europa – com destaque à França - não é um deles.
O fato, apesar de triste, me faz pensar sobre o quão vibrante é a democracia brasileira. Sim, temos milhares de problemas, mas não é nada difícil encontrar, por exemplo em cidades como São Paulo, judeus que são amigos de católicos,que são amigos de protestantes, que são amigos de evangélicos, que são amigos de espíritas, que são amigos de budistas, que são amigos de umbadistas, enfim, que são amigos.
Mais uma vez, temos problemas, mas é admirável o quanto nós brasileiros somos tolerantes às escolhas religiosas.
Obs: abaixo as dez melhores capas do mundo segundo o Newseum.
Obs II: achei a capa do Libération - embora óbvia -a melhor de todas.
Neue Vorarlberger Tageszeitung, published in Vorarlberg, Austria
De Morgen, published in Brussels, Belgium
National Post, published in Toronto, Canada
Libération, pubished in Paris, France
Rheinische Post, published in Düsseldorf, Germany
Maariv, published in Tel Aviv, Israel
Yedioth Ahronoth, published in Tel Aviv, Israel
Público - Lisbon Edition, published in Lisbon, Portugal
ARA, published in Barcelona, Spain
The Guardian, published in London, UK