29 de março de 2012

São Paulo, a número 1! - Pela terceira vez


Há três anos São Paulo continua no topo do ranking 2012 das 20 melhores cidades para se viver segundo o site Hub Culture. Mais uma vez, a metrópole conquistou o primeiro lugar devido a sua população jovem, ritmo pulsante e dinâmico e a capacidade de se reinventar diariamente. Em seis anos de compilação, o Rio de Janeiro apareceu na lista apenas em 2011, quando se encontrava na última posição. No levantamento de 2012, a Cidade Maravilhosa se encontra na 10ª posição.

O ranking 2012, curiosamente, conta com um número significativo de cidades de países emergentes nas primeiras posições, deixando claro que a hegemonia cultural (e econômica) dos chamados desenvolvidos não é mais tão forte e que há espaço para novas ideias e possibilidades. No entanto, o Hub Culture alerta que inflação e desaceleração econômica em certas regiões do globo podem contribuir para uma desestabilização dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).

Nessa brincadeira, São Paulo deixou para trás as boas e velhas conhecidas Londres, Nova York, Dubai, Moscou e Paris. De acordo com o site, a lista tem por objetivo mensurar o “momento” de importantes cidades do mundo, por meio de conversa com fontes, com comunidades, além de indicadores econômicos e perspectivas sobre o futuro de cada região, a vida noturna, a qualidade de vida etc.

- Às vezes, fatores individuais podem desencadear um lugar na lista, outras vezes apenas uma coleção geral de influências, que é altamente diferente de lugar para lugar.

Quando conquistou o topo do ranking pela primeira vez, o site fez a seguinte declaração sobre São Paulo:

- São Paulo looks set to become a world Power (São Paulo parece destinada a se tornar uma potência mundial).

Que continue assim...

Segue as outras cidades do Top 10

2. Hong Kong
3. Pequim
4. Berlim
5. Londres
6. Nova York
7. Sydney
8. Cingapura
9. Istambul
10. Rio de Janeiro

Para ver a lista completa, clique aqui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails