25 de março de 2009

O metrô nosso de cada dia

Não sei porque gosto tanto de andar de metrô. Este é um meio de transporte que me fascina. Sempre que estou em uma cidade que tem tube, subway, underground e tantos outros nomes, faço questão de conhecer o fantástico mundo subterrâneo. Aliás, tenho uma teoria maluca - você sabe como é um povo através de dois lugares: o metrô e o supermercado.


Estação Callao em Buenos Aires
Detalhe: Aline Moraes em uma propaganda na parede

Estação Wilshire em Los Angeles


Estação Hollywood em Los Angeles

Pontos iguais: tanto em Buenos Aires quanto em Los Angeles a passagem de metrô é baratíssima. bem, para bolsos "turístico-brasileiros" é barato pegar el metro ou Take the subway.

Pontos desiguais: o metrô portenho, por ser o primeiro da América Latina, leva-se para boa parte da capital argentina mas está em péssimas condições, já no caso do tubo losangelino, o metrô estáem ótimas condições pois é razoavelmente novo, mas devido ao terreno instável da cidade, não é possível contruir túneis por todos os lados. Não existe perfeição, meus caros.

O metrô da nossa querida São Paulo é uma incógnita. oferece um dos melhores transportes públicos do mundo, mas já é insuficiente para os quase 4 milhòes que atende diariamente. Tem ótimas açòes culturais em diversas estações espalhadas por todas as linhas, possibilita o ingressos fácil de bicicletas e cadeirantes mas tem uma das tarifas mais caras do mundo. São as idiossincrasias de uma enorme cidade como São Paulo.


Fotos da estação Paraíso, em São Paulo

Obs: Me recusei a colocar fotos do metrô de Nova York. Encontrei agentes mal-educados, as estações são sujas, os vagões estão em péssima qualidade, a tarifa é razoavelmente barata (o que é diferente de barata) mas -pelo menos isso- é possível ir a qualquer parte, eu disse QUALQUER PARTE da cidade com essa bugiganga que eles apelidam de metrô.

Fotos: Sérgio Vieira


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails