Bom, no que diz respeito à crise dos EUA, estou de acordo com o jornalista do Jornalirismo.com Pedro Sorrentino, esta crise financeira e diametralmente oposta a de 1929. Naquela ocasiao, havia superproducao e baixo consumo, agora enfrentamos outro tempo, no qual as pessoas querem consumir e nao ha liquidez suficiente para bancar o credito de todos. Os norte-americanos estão assustados com os efeitos da crise e tentam agir o mais rápido possível para não ter prejuízos. Mais de uma instituicao financeira foi a falencia, como o caso do Washington Mutual, Merryl Lynch entre outros. Eu mesmo fazia uma entrevista com Caio Blinder, no predio da Thompson Reuters, quando a Islandia ‘negava’ estar falida.
Nas ruas de Nova York também é possível encontrar pessoas com argumentos para todos os lados. Protestos diante da ONU devido a sua falta de atuaçao em questoes relativas ao Ira, mas o que esta causando a ira de muitos americanos e justamente o pacote de salvamento financeiro apresentado pelo governo ao Congresso. A principal questao, com razao, e o fato do governo estar usando dinheiro público para salvar instituições financeiras falidas
O mais interessante disso tudo e que eles acreditam que esta em serio declinio para eles, que a economia global vai crescer! Muitos estao irrequietos com o fato de estarem com pouco dinheiro e terem suas cidades invadidas por turistas avidos por compras.
Enquanto isso, a imprensa mostra a crise...
Enquanto isso, a imprensa mostra a crise...
PS: Desculpem o texto sem acentos mas nao configurei o novo notebook para português ainda...
Fotos: Sergio Vieira
Nenhum comentário:
Postar um comentário