21 de fevereiro de 2008

Eclipse Lunar - Saia da net e vá ver a lua!!!

O Limão teve uma ótima idéia. Por alguns minutos, que tal sair da frente do PC e curtir o eclipse da lua?
Estes eclipses totais sempre ocorrem na fase de lua cheia, ocorrendo aproximadamente 3 vezes por ano, entretanto, menos da metade são totais e um porcentual menor ainda é visível em grande parte do globo terrestre.
Na noite de hoje, dia 20 de fevereiro, a lua começará a entrar na sombra terrestre por volta de 22:43. O início da fase total ocorrerá à 00:01 e vai até 00:51. Serão 50 minutos que as pessoas poderão esquecer o mundo a sua volta e observar um fenômeno natural bastante interessante. Durante este tempo, a lua ficará totalmente imersa na sombra da Terra sendo praticamente invisível, somente voltando a ser totalmente visível às 02:09 da madrugada do dia 21.Detalhe importante: todos os tempos estão conforme o horário oficial de Brasília.
O que é um eclipse?
Um eclipse lunar ocorre quando a lua passa pelo cone de sombra projetado no espaço quando esta passa entre o sol e a lua.
Próximo eclipse lunar
Em 16 de agosto de 2008 teremos outro eclipse visível no Brasil mas desta vez será parcial. Em território tupiniquim, somente em 2015 teremos outro fenômeno de mesma magnitude.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails