26 de fevereiro de 2008

Boa Noite e Boa Sorte

Esses dias tive que assistir ao filme Boa Noite e Boa Sorte (Good Night and Good Luck) e decidi compartilhar algumas impresssões a respeito do filme fazendo uma pequena resenha do mesmo.
Boa Noite e Boa Sorte ocorre durante os primeiros tempos do jornalismo broadcast da América em 1950. São crônicas do conflito real na vida do newsman Edward R. Murrow e o senador Joseph McCarthy.
Murrow e a sua dedicada equipe desafiam pressões corporativas e o patrocínio para analisar as mentiras e o alarmismo das táticas perpetradas por McCarthy durante a sua comunista "caça às bruxas".
Os Estados Unidos viveram um clima de paranóia anticomunista durante toda a Guerra Fria. Por muitos anos as audiências, feitas pela comissão liderada por McCarthy, causaram o terror aos que se opunham ou pareciam se opor, ao governo. E apesar de haver muitos que queriam denunciá-lo, o rótulo comunista era um fardo muito pesado para se carregar. Foi então que a equipe de redação do programa See It Now - liderada por Murrow - um veterano da cobertura da guerra na Londres bombardeada – resolver mostar à américa quem o senador realmente era.
Neste clima de medo e castigo, a CBS mostra sua firmeza e irá provar historicamente que um dos lados está errado. Edward Murrow fazia jornalismo incisivo. George Clooney faz cinema incisivo. Dois homens, faces muito próximas. E tal como o jornalismo de Murrow, também a forma de realizar de Clooney é sóbria, cívica e exata. Não que tenha necessariamente compromisso com a verossimilhança, mas tenta. Se há algo mais assustador que estar em guerra, pior é estar em guerra consigo próprio.

Classificação – ****
O Melhor – O clima incerto dado pela película em Preto e Branco
O Pior – A lentidão pode cansar, nada que um café ou uma boa companhia não resolvam.
Curiosidade – As imagens do senador McCarthy são imagens de época. Clooney comprou os direitos e manteve o espírito da ocasião, para não substituir a figura forte e real do senador por um ator
Elenco - George Clooney (dir.)
David Strathairn George Clooney Robert Downey Jr. Patricia Clarkson Jeff Daniels
Produtora – Warner Independent

Duração – 93 m
Classificação – m/12

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails