21 de fevereiro de 2008

Mais novo país do Mundo - Kosovo

Nome:Kosovo
Área: 10,887 Km2
População: 2,2 milhões
Língua Oficial: Albanês, sérvio, turco
Capital: Pristina

Nome: Sérvia
Área: 88,361 Km2
População: 10,147,398
Língua Oficial: Sérvio
Capital:Belgrado


Não era lá muito difícil de se imaginar que a independência do Kosovo logo ocorreria. Após conhecer Sasha (amigo de uma prima – aqui mesmo na cosmopolita São Paulo) um sérvio, ex-iugoslavo, que em um só dia de guerra perdera 30 pessoas da sua família e que expressa fortemente sua aversão a todos os povos de origem germânica, pude compreender melhor o que é esse caldeirão de conflitos, discórdias e protestos que diariamente tomam conta dos noticiários.
Muito embora previsível, os eventos ocorreram de forma bastante precipitada, o que em curto prazo foi recebido com festa por parte dos kosovares, não tenho dúvidas que em poucos dias trará conflitos, pois muitos reconhecerão a liberdade dessa nova nação, mas outros tantos se recusarão a aceitar tal feito. O certo é que uma solução bastante plausível foi afastada por completo. Embora menos poética que ter uma nova data nacional, seria certamente a melhor para unir ideais econômicos e quiçá, políticos.
O que quero dizer é que o modelo da federação Sérvia e Montenegro era uma fórmula perfeitamente víável e equilibrada. Diplomaticamente, as duas regiões mantinham amplas autonomias, ao mesmo tempo que poderiam se beneficiar das benécies conjuntamente. Algo com o que o Montenegro tinha muito mais a ganhar do que a própria Sérvia. Além disso, a Sérvia e Montenegro continuariam a ser um único ator no sistema internacional. Na minha humilde opinião, outro caso do tipo, Timor Leste teria ganhado muito mais se tivesse tentado um acordo de autonomia do tipo, um modelo de organização de estrutura de Estado que contemplasse Timor Leste como parte da Indonésia, embora com ampla autonomia. Caso bem próximo: Bósnia Herzegovina.
A Europa será a grande responsável por tentar conter os ânimos na região, e em muitos de seus territórios também. Espanha tem questões a resolver com os Bascos, a Dinamarca com a Groenlândia e as Ilhas Faroë, Albânia e Macedônia também tem conflitos de ordem separatista. Enfim, aguardemos os próximos capítulos em Pristina.



* Mapa e infográficos retirados do site do Estadao.com, incluídos dias depois de escrever esse post.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails